Muitas pessoas adoram a caneca de cerâmica. São ótimos presentes e podem ser personalizados para diversos gostos. Mas você sabe o que é uma caneca de cerâmica e o quão resistente seu material é?

A cerâmica é a maior concorrente da porcelana que é o material artificial mais antigo produzido pelo homem.

Teve origem na Grécia e também possui grande resistência. O processo de produção do material passa por altíssimas temperaturas, em torno de 900°C a 1000°C. Sendo que as matérias-primas da cerâmica são basicamente a argila, feldspato, sílica e também podem apresentar alguns aditivos para incrementar suas propriedades finais do produto. Esses aditivos são utilizados pois ajudam na secagem e na rigidez do produto.

A argila é o principal material da cerâmica, pois esta compõe a sua estrutura, porém o seu revestimento pode ser variado.

Uma das características da cerâmica é que ela tende a ser mais pesada que a porcelana, pois tem maior porosidades, devido à grande quantidade de argila.

Hoje em dia no mercado é possível encontrar uma infinidade de tipos de canecas de cerâmicas, de vários tamanhos cores e modelos, alguns com personalização pronta e outras disponíveis para personalização.