O assunto sustentabilidade é discutido diariamente em nossa casa, trabalho, jornais e revistas. Como você encara esse assunto? Pequenas atitudes podem fazer a diferença. A maneira que você descarta o lixo, a reciclagem e compromissos socioambientais são algumas delas que, além de ajudarem o meio ambiente, ainda promovem um negócio mais sustentável.

Já parou para pensar em quantos copos descartáveis – aqueles de água ou café – utiliza em um dia, uma semana e um ano? Pois é, eles são grandes vilões do meio ambiente e podem fazer mal para a nossa saúde.

O Brasil produz anualmente cerca de 96 mil toneladas de copos plásticos. Segundo o site Planeta Sustentável, da Editora Abril, para suprir a necessidade de 2 litros de água diária, uma pessoa precisaria consumir 16 copos de 125 ml por dia, quase 6 mil por ano. Além disso, cada copo descartável pode levar mais de 100 anos para se decompor na natureza.

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) apontou que os copos descartáveis feitos a partir de poliestireno (PS) – aqueles brancos e de aparência mais frágil – quando entram em contato com bebidas quentes, podem liberar uma quantidade acima do indicado pelo Ministério da Saúde de uma substância chamada estireno, considerada um possível cancerígeno pela Agência Internacional de Pesquisa do Câncer (IARC), podendo também causar dores de cabeça, depressão, perda auditiva e problemas neurológicos.

A reutilização de copos é uma ótima alternativa para contribuir com esse cenário e ainda ajuda a economizar. Deixe um copo ou caneca sempre à disposição em casa ou no trabalho. Existem várias opções legais no mercado, inclusive podendo personalizar com a arte que você quiser.

Água ou chá: Copo Long Drink com tampa. Confira aqui algumas ideias de personalização!

_dsc0141

Café: Caneca Café. Confira aqui algumas ideias de personalização!

_mg_2632

Clique aqui e faça um orçamento sem compromisso com a gente 🙂

Fonte: Planeta Sustentável, eCycle