A preocupação com o meio ambiente é uma questão que envolve toda a sociedade e deve ser discutida desde a infância. Fazer passeios ecológicos pode ser uma atividade muito divertida e educativa para as crianças. Estar conectado com a natureza por meio de caminhadas, brincadeiras e piqueniques é uma forma de reflexão e de construção de novos valores entre a família. Confira nossa seleção de lugares incríveis para serem conhecidos e explorados durante as férias.

Passeio ciclístico

01

Já pensou em reunir a família e amigos para um passeio de bicicleta ao ar livre? Essa simples atitude pode influenciar na mudança de hábitos das crianças, melhorar a qualidade de vida, desempenho escolar e promover a conscientização sobre a importância de preservar o meio ambiente. O passeio pode ser feito durante o dia ou à noite, para que em família vocês possam aproveitar um espaço cheio de verde e observar a diversidade da nossa fauna e flora.

Para terminar o passeio, que tal um piquenique? Procure um parque na sua cidade e aproveite!

Zoológico de Pomerode

02

Uma ótima oportunidade para as crianças entrarem em contato com os animais que sempre aparecem nos livros de biologia. O zoológico de Pomerode foi fundado em 1932, sendo o primeiro na região sul do Brasil. São 1.300 animais pertencentes a 250 espécies, alguns ameaçados de extinção, como a jacutinga, o papagaio-charão, ararajuba, papagaio-do-peito-roxo e o gato-maracajá.

Clique aqui e confira mais informações.

Aquário de São Paulo

03

Inaugurado em 2006, o Aquário de São Paulo é o maior aquário da América Latina, com aproximadamente 300 espécies de animais. Sua proposta é despertar o respeito ao meio ambiente através de passeios interativos e educacionais.

Clique aqui e confira mais informações.

Projeto Tamar

04

Criado em 1980 pelo antigo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal-IBDF, que mais tarde se transformou no Ibama-Instituto Brasileiro de Meio Ambiente, o projeto Tamar protege cerca de 1.100 km de praias, em 25 localidades em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso desses animais, no litoral e ilhas oceânicas, em nove estados brasileiros: Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco (Fernando de Noronha), Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.

O Projeto Tamar realiza diversas atividades de conservação dos ecossistemas marinhos, pesquisas científicas e programas de estudos prioritários para conhecer melhor o ciclo de vida das tartarugas marinhas.

Clique aqui e confira mais informações.

Parque Jardim Botânico de Timbó

05

Um lugar tranquilo para fazer caminhadas, piquenique, trilhas ecológicas, jogar bola e descansar. É um local perfeito para registrar momentos incríveis com a família.

Clique aqui e confira mais informações.

Instituto Butantan

06

O Instituto Butantan é o principal produtor de imunobiológicos do Brasil, responsável por grande porcentagem da produção nacional de soros. Mantém coleções científicas zoológicas e desenvolve atividades educacionais e culturais por meio de quatro museus: Museu Biológico, Museu Histórico, Museu de Microbiologia e o Museu de Saúde Pública Emílio Ribas. O serpentário, por exemplo, é uma das atrações mais visitadas do Instituto e permite a observação de serpentes da fauna brasileira em um ambiente semelhante ao habitat natural.

Clique aqui e confira mais informações.

Fonte: Nova Escola, Veja SP, Estadão, RIC Record