Já falamos aqui sobre os benefícios da água e aqui compartilhamos receitas de sucos detox. Hoje vamos falar sobre as frutas da estação. Elas são essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo, pois são ricas em vitaminas, minerais e fibras. Além disso, são um “santo remédio natural” para esse calor que atinge praticamente todas as cidades brasileiras.

Confira abaixo um TOP 5 das frutas mais queridas do verão! Ah, no final do artigo, tem duas receitas incríveis de picolé 😉

fruit-1851051_960_720

Abacaxi: muito refrescante e pouco calórico, o abacaxi é composto por 86% de água. É uma ótima opção para lanche, sobremesa e sucos. É rico em vitamina C, que estimula a produção de colágeno e elimina os radicais livres. Além disso, combate a acne, melhora a cicatrização, ajuda na digestão (coma uma fatia logo após o almoço), alivia o inchaço e previne doenças cardiovasculares.

bowl-1283270_960_720

Acerola: seus antioxidantes são responsáveis pelo controle dos níveis de açúcar na corrente sanguínea, ou seja, podem ajudar na prevenção do diabetes. Seus outros benefícios incluem prevenção do câncer, fortalecimento do sistema imunológico, ganho de energia, cicatrização e controle do peso.

lychee-419611_960_720

Lichia: ainda pouco conhecida aqui no Brasil, a fruta possui muitos nutrientes, como vitaminas do complexo B, que ajudam no metabolismo, além de magnésio, cálcio e fósforo. É ótima para cicatrização e para a formação do colágeno da pele. Além de todos esses benefícios, possui carboidrato bom que libera pouca insulina, hormônio que atrapalha a perda de peso.

watermelon-846357_960_720

Melancia: promove a hidratação do corpo, previne o envelhecimento precoce da pele e doenças como o câncer de próstata. Possui grande quantidade de potássio, mineral essencial para o bom funcionamento de todas as células do corpo, órgãos e tecidos. Suas sementes também são benéficas para a saúde! Elas são ricas em zinco, mineral que ajuda a aumentar a imunidade do organismo, e em ácidos graxos, que contribuem para o bom funcionamento do metabolismo. Segundo especialistas, a fruta melhora o desempenho sexual.

healthy-1283162_960_720

Uva: é uma das frutas mais saborosas. Por ser rica em glicose e frutose dá bastante energia, sendo ótima opção de lanche. Ela controla a pressão arterial, ajuda no funcionamento do intestino, previne o câncer, é anti-inflamatória, antienvelhecimento e antimicrobiana. O suco de uva reduz o colesterol, faz bem para a memória e ajuda a perder barriga.

3_3

Picolé de Abacaxi

Ingredientes

  • 4 rodelas de polpa de abacaxi
  • 1 xícara de água
  • 10 folhas de hortelã frescas
  • Gengibre a gosto

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador, acrescente as folhas de hortelã e congele!

Picolé de melancia e kiwi

Ingredientes

  • 2 fatias grandes de melancia com sementes
  • 1 xícara (chá) hibisco com gengibre
  • 1 colher (café) de canela
  • 1 kiwi para decorar

Modo de preparo

Separe o kiwi na fôrma de picolé e já leve ao congelador. Bata todos os ingredientes no liquidificador. Despeje o suco na fôrma com o kiwi e leve para congelar.

Fonte: R7, Mundo Boa Forma, G1, Bem Estar, Globo Repórter, Revista Glamour, Pinterest